Se o assunto é tamanho e espessura, poucas árvores ficam na frente da gigantesca Sequoia Gigante (Sequoiadendron gigantea). Ela sem dúvida é a maior árvore do mundo em questão de volume. A maior hoje vivente é a conhecida como Presidente, encontrada na Califórnia. Em questão de altura elas só perdem para o Pinheiro (Pinus ponderosa), medindo até cerca de 81 m de altura.
A Presidente:
Altura: 75 metros
Idade: pelo menos 3.200 anos
Diâmetro na base: 8 metros
Volume: 1.540 metros cúbicos
Na foto da Presidente, os pesquisadores parecem "formigas" perto da magnitude da Grande Sequoia.
Terra de Gigantes
Um corredor com 400 quilômetros de comprimento, na Sieera Nevada, é o único hábitat natural das sequoias-gigantes. Nenhuma outra árvore a supera em volume de madeira, mas seu aproveitamento por madeireiros é inevitável. Em 1890, ganharam proteção após a criação dos parques nacionais Yosemite e das Sequoias.
Árvore da Vida
Uma sequoia-gigante forma, em si mesma, um ecossistema próprio. Nela habitam vários seres vivos diferentes, em sua maioria, são insetos (de besouros, passando por borboletas, a vespas). Todos aproveitam as condições oferecidas pela sequoia-gigante. Os morcegos abrigam-se em meio à folhagem e sob cascas soltas. Áreas sombreadas são favoráveis a plantas, como a rosa R. bridgesii e a flor silvestre Chimaphila menziesii. A mariposa Nemoria darwiniata prefere ficar no alto da copa. Entre outros vários seres vivos que a habitam.
Como podemos ver como esse organismo, essa planta é tão magnífica, tem proporções gigantescas capazes de criar seu próprio micro ecossistema, abrigando centenas de outras formas de vida, e surpreendendo com sua idade impressionante de mais de três milênios. Organismos incríveis a serem estudados para descobertas impressionantes.
Fonte: Editado da Revista National Geographic Brasil, Dezembro de 2012.
Fonte: Editado da Revista National Geographic Brasil, Dezembro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário