quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Algumas curiosidades sobre o corpo humano

Por que sentimos frio na barriga?


Quando ficamos com medo,apreensivos  ou ansiosos o cérebro interpreta isso como se estivéssemos em situação de perigo. Nessas situações o cérebro libera uma rápida descarga de adrenalina.Como consequência disso, ocorre uma contração dos vasos sanguíneos localizados no abdômen, diminuindo a circulação de sangue nessa área,seguido de contração do estômago e maior liberação de ácido.Esse conjunto causa aquela sensação de ''frio na barriga''. 

Mas porque ficamos com frio na barriga ao descer uma ladeira dentro de uma carro e em montanhas russas?

Os órgãos abdominais não são rígidos e possuem certa mobilidade."Os órgãos possuem células nervosas chamadas mecanoreceptores, que detectam mudanças bruscas de aceleração, causadas basicamente por aumento ou redução na ação da gravidade", afirma o fisiologista Gilberto Xavier, da USP.Então essas células ao perceberem essa mudança de gravidade e posição dos órgãos, enviam uma mensagem para o cérebro,o que resulta em uma descarga de adrenalina.


Por que nossos membros ficam dormentes?

Quando ficamos em uma mesma posição,por longos períodos de tempo  que comprime os nervos de uma determinada região,temos como consequência a dormência.Isso ocorre porque as células não conseguem enviar informações claras ao cérebro,além da circulação do local ficar dificultada .Quando há dificuldade na circulação há uma baixa de transporte de oxigênio  levado pelo sangue no local.Como consequência disso,as células musculares começam a liberar lactato,causando câimbras e fazendo com que percamos o controle sobre aquele membro.

Porque ficamos com sono quando estamos com tédio?


No tédio o cérebro diminui seu ritmo.Assim,a respiração fica mais lenta e a concentração de  gás carbônico aumenta no sangue,o que causa sono.

Porque espreguiçamos?

Para movimentar os músculos e ativar a circulação sanguínea depois de permanecermos muito tempo numa mesma posição - seja dormindo ou sentado no trabalho.

Por que trememos de nervoso?

Quando identifica uma situação de perigo, o hipotálamo ativa a reação de luta ou fuga.Isso acelera a respiração e os batimentos cardíacos para que os músculos possam fazer uma força extra. E os músculos, sabendo do que está por vir, ficam tensos. 

Se a tensão não for transformada em ação efetiva, eles começam a tremer - resultado de um desequilíbrio das pequenas contrações musculares que nos mantêm em pé, ou sentados, sem cair. A tremedeira também acontece com animais: olhe para um cachorro em posição de ataque e você vai perceber que os músculos de suas patas vibram.



Porque soluçamos?


O soluço comum é um reflexo provocado pela irritação do nervo frênico, que vai do cérebro até o abdômen e dirige o diafragma - músculo responsável pelo controle da respiração O nervo irritado, por reflexo, "manda" o diafragma contrair,causando assim o soluço.



Por que a gente saliva, lacrimeja e sua quando vomita? 
A irritação da mucosa do estômago, que causa o vômito, ativa certos receptores sensitivos, que enviam estímulos ao  sistema nervoso. O estômago se prepara, fechando sua parte final e abrindo a inicial, que fica próxima ao esôfago. 

Enquanto isso, músculos de diferentes regiões passam a trabalhar juntos, em uma espécie de esforço coletivo para expelir o conteúdo indesejado: os do abdômen aumentam a pressão na região, os da língua, colocam-na para fora, e os músculos da face se contraem. 

Isso acaba apertando também as glândulas que produzem saliva, lágrimas e suor. A contração de outros músculos pelo resto do corpo também ajuda na sudorese. 

E, além dessa produção mecânica, as glândulas também recebem a mensagem enviada pelo sistema nervoso de que há vômito a caminho. Isso gera, de forma reflexa, um aumento na produção de lágrimas, saliva e suor - embora eles não tenham função alguma durante o vômito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário