O ambiente oceânico é pródigo em maravilhar os olhos humanos. São tantas as variedades de animais, com formas inusitadas e cores fascinantes que parece um outro mundo. Vamos conhecer nestas a vida de alguns habitantes excêntricos.
Água-viva

Extremamente sensíveis ao toque, os tentáculos liberam nematocistos, células epiteliais modificadas para o ataque e a defesa, que capturam a presa ou a envenenam. Quando tocada acidentalmente por banhistas, esse veneno provoca graves queimaduras.
Um dos representantes mais belos da "família" de águas-vivas é a caravela. Trata-se, na verdade, de uma colônia de animais do mesmo grupo. Tem esse nome porque uma parte dela permanece inflada acima da superfície da água, lembrando as velas de uma embarcação. Outras espécie de água-viva é a chamada vespa-do-mar, cujos tentáculos podem atingir mais de 10 metros de comprimento.
Anêmona

Sua alimentação consiste principalmente de moluscos, crustáceos, outros invertebrados e peixes. Primeiro, a presa é paralisada por uma rede de células urticantes. Em seguida, é levada até a boca pelos mais de 200 tentáculos. Quando a maré está baixa, as anêmonas recolhem totalmente os tentáculos.
Bolacha-da-praia

Pepino-do-mar
A principal característica desse ser alongado e cilíndrico, de constituição muito simples, é o singular sistema de defesa. Para se proteges de um ataque, esse animal equinodermo chega a eliminar parte de seu intestino, imobilizando o predador. Depois, a porção perdida se regenera totalmente. O pepino-do-mar alimenta-se de detritos orgânicos depositados no fundo do oceânico.
Crinóide

Esponja

A alimentação delas é basicamente constituída por plâncton e partículas de matéria orgânica. Possuem células especializadas na captura do alimento, os coanócitos, que têm flagelos que batem para frente e para trás, fazendo a água do mar circular em seu interior.
Fonte: Revista Animais Incríveis, Um Mundo de Informações e Curiosidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário