domingo, 12 de janeiro de 2014

Água viva considerada imortal

Não,vocês não leram errado.Existe uma água-viva ''programada'' para não morrer. O ciclo de vida e morte é o mesmo para quase todas as criaturas na  terra,mas há um que parece assim ter vencido o sistema.Conheçam a  Turritopsis nutricula. Essa água viva é originária do Caribe mas espalhou-se por todo o mundo.

Turritopsis nutricula é um hidrozoário que mede cerca de 5 cm e tem a capacidade de reverte-se ao estágio de pólipo após atingir a maturidade sexual.Não entendeu?

Fazendo uma comparação fajuta é a mesma coisa de quando você atingir a sua maturidade  sexual,digamos aos  16,17 anos,você possa,por algum motivo,voltar a ser bebê.



Quando se depara com uma situação estressante ou de perigo iminente, ela inicia o processo reverso e volta ao seu ciclo inicial de vida, para depois começar tudo novamente.

O processo é conhecido como transdiferenciação,ou seja quando uma célula já diferenciada sofre uma transgressão dessa diferenciação e torna-se um outro tipo de célula,como acontece com as células-tronco  nos humanos. .

Aparentemente,essa água-viva pode manipular os tecidos (na sua fase madura) e seu sistema circulatório. O Turritopsis nutricula é o único animal conhecido que é capaz de passar por uma mudança como essa, mudando de um animal adulto de volta à sua forma infantil.

Teoricamente, este processo pode continuar infinitamente, efetivamente, tornando a água-viva biologicamente imortal.



Que fique bem claro que estamos falando de morte por causas naturais.Todas as águas vivas passam por estágios semelhantes de crescimento e se reproduzem assexuadamente.Quem descobriu esse comportamento foi o estudante alemão de biologia marinha Christian Sommer em 1988 examinando hidrozoários numa praia da Riviera Italiana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário