Um novo material fóssil da pelve de Tiktaalik roseae sugere que ele foi capaz de usar suas nadadeiras traseiras como adereços, bem como pás para o nado. Um dos primeiros "peixes" na terra, cerca de 375 milhões de anos atrás, fez o seu caminho com os quadris e nadadeiras surpreendentemente fortes. A descoberta sugere que as mudanças na cintura pélvica que se assemelha ao movimento de vertebrados terrestres.
Tiktaalik viveu em ambientes fluviais pantanosas que se assemelham a Amazônia de hoje. Até 9 pés (2,7 metros) de comprimento, o peixe lóbulos caçado como um crocodilo de água doce nos rios e enseadas , e tinha um pescoço surpreendentemente ágil e pulmões primitivos.
Uma série de descobertas, incluindo Tiktaalik e criaturas similares ao longo da última década, estão se abrindo para os estudiosos da época em que os animais (insetos) deram o primeiro salto para pousar.
Conto de Tiktaalik
Tiktaalik significa " peixe grande de água doce ", na língua do povo de Nunavut, que vivem na região perto de seu local de descoberta em frígida Ellesmere Island do Canadá. Além de ser muito maior, proporcionalmente, do que os traseiros de barbatana de apoio, pelve e ossos de um peixe, os quadris de Tiktaalik apontam para fora, mais como um animal terrestre. A suspeita é que a criatura em si impelido sobre planos de lama e águas rasas com barbatanas traseiras, surpreendentemente bem articulados de grande porte. Até agora, os estudiosos têm conhecido muito pouco sobre as pontes anatômicas entre os peixes antigos e as criaturas da terra muito maiores que vieram depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário