segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Animais Urbanos

Um levantamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo atesta: a selva de pedra abriga considerável biodiversidade. Lançado em maio, o inventário contabiliza 700 espécies na maior cidade do hemisfério Sul: aves (372(, peixes (23), répteis (40), mamíferos (83), anfíbios (45) e invertebrados (137). Boa parte é endêmica da Mata Atlântica.














Os pontos de avistamento, é claro, não são as avenidas movimentadas da região metropolitana, mas sim manchas verdes dispersas e, em sua maioria, distantes do centro, todas as fotos desses animais aqui foram fotografadas no Parque Estadual da Cantareira, por pesquisadores. 


As pesquisas da secretaria, realizadas desde o início dos anos 1990, detiveram-se em 82 dessas áreas, com destaque ao Parque Estadual da Serra do Mar e á Área de Proteção Ambiental (APA) Capivari-Monos, no extremo sul da cidade. 




Ali foi observado pela primeira vez, no ano de 2010, um espécime do maior primata do país, o muriqui. "Mas a presença de um animal não significa que ele seja residente. Pode esta em migração", diz o biólogo Otávio Cafundó, especialista em conservação.

Fonte: Revista National Geographic Brasil, Edição Especial da Biodiversidade, Novembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário