Fios soltos no canto do teto? Certamente não foram produzidos por uma aranha do gênero Nephila. Suas teias circulares são as maiores do mundo, chegando a 1 metro de diâmetro. E as Nephila são as maiores aranhas que produzem esses teias.
As pernas da fêmea N. komaci têm 10 centímetros de envergadura, já os macho são diminutos (dimorfismo sexual), mostrados na imagem a direita, onde há vários com uma fêmea. Como outras Nephila, fazem teias fortes e douradas. Capturam insetos, mas, segundo Coddington, até pássaros e morcegos suas teias podem capturar.
Um outro superlativo é que pesquisadores descobriram a espécie mais importante desse gênero: a N. komaci, a primeira Nephila a ser descrita em 130 anos. Os espécimes mostrados nas fotos parecem desconjuntados, porque haviam sido classificados erroneamente em coleções de museus, onde foram achados por Matjaz Kuntner, da Academia Eslovena de Ciências e Artes, e Jonathan Coddington, do Instituto Smithsonian. Mais tarde, um colega deles achou outros espécimes vivos nas matas da África do Sul.
Reportagem adaptada da Revista National Geographic Brasil, edição de Maio de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário