O Narval (Monodon monoceros), também conhecido como unicórnio do mar, é um mamífero marinho raro que vive nas águas geladas do círculo Polar Ártico. Da ordem dos cetáceos (parente das baleias), o animal é conhecido principalmente pelo o que parece ser um chifre saindo da sua cabeça.
Esse, na verdade, é um dos únicos dois dentes do animal, que cresce cerca de dois metros e acaba rompendo a carne do animal. O dente forma uma presa que é considerada uma característica sexual. Ao todo, eles podem chegar a medir cinco metros.
Apesar de sua aparência formidável, a presa do Narval é oca e pesa 10 quilos, aproximadamente. São raros os casos, mas alguns machos da espécie podem apresentar duas presas. Isso ocorre quando o canino direito, normalmente menor e não tanto em linha reta, também cresce através do lábio, como o esquerdo. Às vezes podem crescer presas nas fêmeas, embora as evidências sobre a freqüência sejam um pouco conflitantes.
Narvais tem uma dieta relativamente restrita e especializada, geralmente se alimentando de pequenos peixes. Devido à falta de dentição bem desenvolvida na boca, acredita-se que narvais se alimentam nadando em direção a presa até que esteja dentro do alcance e, em seguida, sugando-a com uma força considerável na boca.
Fonte: TopBiologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário