Aves-do-paraíso são animais que pertencem a um grupo considerado por muitos como um dos mais exóticos do planeta entre os animais. Pertencentes à família Paradisaeidae, estas aves possuem 14 gêneros e cerca de 43 espécies registradas até hoje.
A característica mais marcante das aves-do-paraíso é a plumagem exuberante dos machos da maioria das espécies, utilizada como ornamento nos rituais de acasalamento. O grupo é típico da região da Australásiae está presente, principalmente, em áreas tropicais do Norte da Austrália, Nova Guiné, Indonésia e Ilhas Molucas.
De pequeno a médio porte, as aves-do-paraíso possuem grande dimorfismo sexual. As fêmeas têm plumagem monótona, em tons de cinzento e castanho, enquanto que os machos da maioria das espécies são muito coloridos, por vezes em tons contrastantes, com caudas longas e/ou penas que se destacam na cabeça e pescoço. Contudo, em algumas espécies, o macho não é ornamentado e é semelhante à fêmea. O bico é curto, forte e adaptado a uma alimentação onívora, baseada em frutos, folhas e alguns insetos.
Pteridophora alberti
Exemplar da espécie ave-do-paraíso (Pteridophora alberti) encontrado na Papua-Nova Guiné.
Cicinnurus respublica
Exemplar da espécie ave-do-paraíso de Wilson (Cicinnurus respublica)
Paradisaea rudolphi
Exemplar da espécie ave-azul-do-paraíso (Paradisaea rudolphi)
Parotia sefilata
Parotia do oeste (Parotia sefilata) endêmica da Indonésia.
King of saxony
Fonte: TopBiologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário