sexta-feira, 14 de março de 2014

Amazone Kennisfestival: Adriano Gambarini fala de suas expedições à Amazônia em evento na Holanda

O fotógrafo quer mostrar o lado desconhecido, fantástico e frágil da Floresta Amazônica durante o Amazone Kennisfestival, que acontecerá em 16 de março em Leiden.

 

A Amazôniaé uma região de riquezas superlativas. Além de abrigar a maior floresta tropical do mundo, reúne a maior biodiversidade do planeta e ocupa 59% do território brasileiro. Mas também é um lugar de muitos mistérios. Quantas espécies de árvores existem na floresta? Quantos animais e plantas vivem lá? Como as mudanças climáticas atingem a Amazônia? Como realizar uma expedição na região?

Para tentar responder a essas perguntas e revelar experiências de quem já esteve na floresta, no próximo dia 16 de março, será realizado o Amazone Kennisfestival, em Leiden, na Holanda. Entre os convidados está o fotógrafo brasileiro Adriano Gambarini, que já participou de mais de 15 expedições à Floresta Amazônicanos últimos 12 anos e falará com propriedade a respeito do bioma.


"Quero mostrar o lado desconhecido, fantástico e frágil da Amazônia", revela o assíduo colaborador da revista National Geographic Brasil. O fotógrafo participará de três encontros: duas palestras para o público e uma conversa com a imprensa. Os temas escolhidos por ele são comunidades, modos de vida, fauna rara, novas espécies de animais e plantas, desmatamento, queimadas e monocultura.

Gambarini conta que foram várias as expedições que marcaram sua trajetória: desde as que o submeteram a situações de muita insalubridade, desgaste físico e mental, até aquelas que tiveram retorno científico - e fotográfico, claro! - interessante. "Meu trabalho sempre vai além da fotografia de natureza. Minha proposta é produzir fotos não apenas esteticamente belas, mas que sejam em benefício de algo maior, que é a conservação", afirma.


O convite para participar do evento surgiu graças a um holandês que Gambarini conheceu em uma expedição fotográfica em 2013. "Acho que fui convidado pelo fato do meu trabalho não ser apenas fotográfico, e sim de envolvimento direto com o tema e com a região", diz.

Também estarão presentes no evento dois holandeses:

- o pesquisador de árvores Hans ter Steege, que comentará sobre os resultados de sua pesquisa na Amazônia e sobre conservação de espécies;

- o especialista em água doce Bart Geenen, que explicará porque certas áreas da floresta são essenciais para a preservação e porque as comunidades locais são contra as barragens.

No local, também o público poderá visitar a loja Amazon, que exibirá desenhos científicos de plantas e animais da Amazônia. A criançada também poderá se divertir em uma jornada pela selva - recriada dentro de um museu -, com degustação de produtos típicos da floresta e pintura facial.


O evento é realizado pelo Naturalis Biodiversity Centerem parceria com o WWF/Holanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário