terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Plantas Repelente e Macacos-Prego

Os insetos são os animais mais bem sucedidos do planeta. Mais de um milhão de variedades já foram descritas – quantidade superior à soma de todas as outras espécies de animais. Eles são pequenos, se reproduzem com rapidez e a maioria possui a capacidade de voar.

Mas nem todas as espécies são benéficas. Alguns insetos, como os mosquitos, por exemplo, se alimentam de sangue e podem transmitir doenças. Na Costa Rica, o macaco-prego-de-cara-branca (Cebus capucinus) aprendeu um truque para se livrar desses inconvenientes e tirar aquela pulga atrás da orelha. Ele usa folhas de plantas do gênero Piper como repelente de insetosQuando um macaco acha a planta, ele a mastiga e esfrega por todo o corpo. Depois entrega para os outros membros do grupo, que irão realizar o mesmo ritual. A seiva tem propriedades anticépticas e também funciona para afastar pernilongos.


Esse comportamento é visto com mais freqüência durante a temporada de chuva, época em que os mosquitos são mais abundantes.Nem todos os macacos-pregos-de-cara-branca usam folhas como repelente, mas uma vez que um indivíduo descobre a técnica, o conhecimento é compartilhado e, rapidamente, se torna uma tradição dentro do grupo.


É importante ressaltar que a maioria das plantas depende dos insetos para a polinização e muitos mamíferos os elegeram a base de sua dieta. Sem eles, inúmeras formas de vida deixariam de existir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário