sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Serpentes, acidentes e primeiros socorros

Serpentes


No Brasil são encontradas cercas de 321 espécies conhecidas de serpentes,sendo apenas 36 peçonhentas,ou seja,capazes de inocular seu veneno.As serpentes brasileiras peçonhentas estão divididas em duas famílias : Elapidae e Viperidae.


Família Elapidae

Esse grupo é formado por dois gêneros Leptomicrurus e Micrurus,conhecidas popularmente como corais verdadeiras.Suas características mais marcantes são suas cores brilhantes,uma mistura de vermelho,branco,preto e amarelo,dependendo da espécie.Não possuem cabeça triangular nem fosseta loreal (órgão sensorial termorreceptor). É interessante notar que essas duas características são utilizadas para identificação de cobras peçonhentas,porém,existem sua exceções como as corais verdadeiras que não possuem cabeça triangular e fosseta loreal,porém são peçonhentas,inclusive são consideradas as serpentes mais peçonhenta do Brasil,apesar de  serem responsável por apenas 1% dos acidentes causados!!


full-14-4bee64da6d

O tipo de dentição característico das serpentes pertencentes a  família Elapidae é do tipo proteróglifa,ou seja,apresentam dois dentes inoculadores de peçonha na parte anterior do maxilar superior, não retráteis.



Cobra coral e falsa coral

A cobra coral verdadeira tem uma coloração típica, com anéis completos, pretos, brancos e vermelhos. Nela a anel vermelho não se mistura com o preto, separado pelo branco

Coral Verdadeira
A falsa coral  possui anéis pretos que se encontram com os vermelhos. 

Falsa coral
Como diz o ditado "vermelho e preto amigo do peito, vermelho e branco mata o sujeito".

A família Viperidae

Com cerca de 250 espécies distribuídas pelo mundo, é formada por serpentes com aparelho inoculador do tipo solenóglifo, facilmente identificadas pela cabeça triangular, recoberta por pequenas escamas de aspecto similar às do corpo. Para caracterizar a subfamília Crotalinae, devemos somar a estes atributos a presença de fosseta loreal entre o olho e a narina. Para alguns autores, essa característica é suficiente para identificar a família do grupo. 

Essas serpentes representam o mais importante grupo para a saúde pública, pois são responsáveis pela enorme maioria e os mais graves acidentes ofídicos registrados, não só no Brasil, mas também em outros países americanos.



Fosseta loreal

Os gêneros da família Viperidae são: Bothrops, Bothriopsis, Bothrocophias, Lacheis e Crotalus.

As serpentes do gênero Bothrops são caraterizadas por possuírem a cauda sem maiores modificações, geralmente com escamas subcaudais em pares. Já o gênero Lachesis apresenta a cauda com as últimas fileiras de subcaudais modificadas e eriçadas, terminando num espinho. E o gênero Crotalus tem a cauda terminada em um apêndice articulado, o chocalho.  



   O que fazer em caso de acidentes com serpentes?

  1. A primeira coisa que  se deve fazer é procurar ajuda imediata,pois o tratamento deve ter início em até no máximo 30 minutos após a picada.
  2. Lavar o local da picada com água corrente ou com água e sabão se possível.
  3. Manter  o acidentado em repouso,acalmando-o sempre.
  4. Se possível,manter o membro afetado levantado e estendido,fazendo uma compressa de gelo no local
  5. O mais recomendado é que se leve o exemplar da cobra,viva ou morta,para identificação.  

 O que não fazer!!!!
  1. De maneira alguma faça torniquete no local ou garrote,podem agilizar a necrose  no local.
  2. Não corte ,perfure ou chupe a ferida.
  3. Não ofereça qualquer tipo de bebida alcoólica para o acidentado
  4. Não contamine a ferida com qualquer tipo de tratamento caseiros,como folhas,borra de café etc.

Um comentário:

  1. Que eu sempre ouvi era "vermelho preto amigo do peito,vermelho e branco sujeito em pranto" O.o

    ResponderExcluir