domingo, 26 de janeiro de 2014

Deserto que era Água

O estado de Nevada é considerado a região mais seca dos Estados Unidos. Mas há 240 milhões de anos ele estava todo submerso sob um imenso oceano. O Ictiossauro, ou "lagarto-peixe", um animal terrestre que virou réptil aquático, era tão comum ali que hoje é considerado o fóssil oficial do estado. Mas quem imaginava que tais espécimes maiores que uma orca tinham dentes serrilhados de quase 15 centímetros? Ninguém. Pelo menos até há pouco tempo.


Com dentes de 12,7 centímetros, este Ictiossauro (acima) dilacerava suas presas. Medindo 12 metros e com quatro nadadeiras, ele vivia onde hoje é deserto.

A paleontóloga Nadia Fröbisch, da Universidade de Chicago, que em 2008 exumou o fóssil nas montanhas Augusta, acha que esse predador usava os dentes para dilacerar a carne e os ossos de outros Ictiossauros, muitos menores e alguns nem sequer com dentes. Ninguém sabe por quanto tempo a espécie dominou aquelas águas, embora tenha se extinguido 90 milhões de anos atrás, após uma evolução de 160 milhões de anos.


Fonte: Revista National Geographic Brasil, Maio de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário